Quatro operários ficaram levemente feridos no desabamento do prédio onde trabalhavam

26/04/2012 - 18h27

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - Quatro operários ficaram feridos levemente após o desabamento do prédio em construção onde trabalhavam, em Santana, bairro da zona norte de São Paulo. As causas do desmoronamento ainda vão ser investigadas. O local foi isolado pelo Corpo de Bombeiros e a energia na região foi cortada.

“Já existia um processo de demolição bastante adiantado no local. Paralelamente, havia essa construção. Houve o tombamento [do prédio] de forma lateral, caindo sobre esse processo de demolição. O que tombou foi a estrutura metálica. Havia pouca alvenaria”, explicou o comandante dos Bombeiros, Antonio Ferraz dos Santos.

O securitário Rafael Gomes, 25 anos, que trabalha em um banco vizinho à obra, ouviu o barulho do prédio desabando. “Até tremeu um pouco o chão. Vimos muita fumaça e poeira. Quando saímos, vimos que [o prédio] tinha caído e corremos para lá. Tinha um pedreiro, coberto por escombros na parte de baixo [do corpo]. Eu e um segurança ajudamos a tirá-lo de lá”, contou.

Ventava muito na hora do acidente. A Defesa Civil admite que a ventania que atingiu vários bairros da capital paulista, aliada a outros fatores que ainda serão investigados, pode ter contribuído para a queda do prédio. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), foram registradas rajadas de vento de até 73,4 quilômetros por hora na região do aeroporto de Congonhas, zona sul da capital. Em Guarulhos, os ventos chegaram a 67,7 quilômetros por hora.

Edição: Vinicius Doria