Membros da CPI da Arapongagem no Distrito Federal devem ser indicados até a próxima semana

26/04/2012 - 19h15

Roberta Lopes
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Os partidos que integram a Câmara Legislativa do DF terão até a próxima semana para indicar os cinco nomes que farão parte da comissão parlamentar de inquérito conhecida como CPI da Arapongagem, que investigará grampos ilegais supostamente feitos pela Casa Militar do Distrito Federal.

O número de integrantes da CPI foi publicado hoje (26) no Diário Oficial da Câmara Legislativa. A comissão foi instalada na terça-feira (24) e publicada no Diário Oficial da Casa no dia seguinte. Os partidos terão cindo dias úteis para indicar quem vai fazer parte da comissão.  Depois de feitas as indicações, os membros da CPI terão dez dias para eleger relator e presidente.

A comissão contou com a assinatura de 11 parlamentares, pouco mais que o número mínimo de oito apoios. A CPI correu o risco de não ser instalada porque o PT orientou a bancada a não assinar o requerimento de criação. Segundo deputados do partido, a comissão pode gerar desgaste ainda maior para o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz.

Segundo informações divulgadas na imprensa, assessores do governador do DF apareceram em conversas gravadas pela Polícia Federal pedindo propina a pessoas ligadas à construtora Delta, que tem contrato para recolhimento do lixo no DF.

A empresa Delta é acusada de ter ligações com o empresário suspeito de comandar esquema de jogos ilegais, Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, que está no Presídio da Papuda, em Brasília.

Edição: Davi Oliveira