Deputados argentinos debatem expropriação de petrolífera e votação deve ocorrer em uma semana

26/04/2012 - 12h23

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Depois de o Senado da Argentina aprovar a expropriação da petrolífera espanhola YPF, na madrugada, as comissões plenárias de Energia, Orçamento e Assuntos Constitucionais da Câmara analisam a proposta ao longo do dia hoje (23). A base aliada do governo da presidenta Cristina Kirchner pretende colocar o projeto em votação na próxima semana. O texto determina a expropriação de 51% das ações da companhia.

O deputado Augustín Rossi (FPV) disse hoje (26) que a determinação é colocar a proposta em votação na próxima quarta-feira (2). Segundo ele, os debates devem ocorrer até o dia 3, pois a exemplo do que houve entre os senadores na madrugada todos os presentes deverão se manifestar. A Câmara dos Deputados da Argentina tem 257 parlamentares, dos quais a maioria faz parte da base aliada do governo Kirchner.

Para o presidente da Comissão de Orçamento, Roberto Feletti (FPV), a decisão de expropriar a YPF terá um amplo apoio dos deputados. "Estamos otimistas", disse ele. “São mudanças históricas para a Argentina.”

Depois de 14 horas de debate, o Senado aprovou, na madrugada, por 63 votos a favor, 3 contrários e 4 abstenções o projeto que determina a expropriação da petrolífera espanhola. A aprovação da proposta contou com o apoio dos partidos da base aliada e do governo. Apenas dois senadores faltaram à sessão. O texto que agora é debatido na Câmara argumenta que expropriação atende a interesses públicos.


*Com informações das agência pública de notícias da Argentina, Telam, e da emissora pública de rádio do país, Rádio Nacional // Edição: Juliana Andrade