Polícia Federal prende quadrilha que fraudava o INSS no estado de São Paulo

25/04/2012 - 13h18

Da Agência Brasil

São Paulo - Uma operação da Polícia Federal, com o apoio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), prendeu hoje (25) sete pessoas suspeitas de pertencer a uma quadrilha que fraudava benefícios da Previdência Social, no estado de São Paulo. Foram cumpridos também 28 mandados de busca e apreensão.

As ações ocorreram simultaneamente na capital paulista e nas cidades de Guarulhos, Jundiaí, Valinhos e Campinas, no interior de São Paulo. Estima-se que mais de R$ 8 milhões tenham sido pagos em benefícios irregulares.

O grupo solicitava benefícios fraudulentos sempre na mesma agência da Previdência, usando declarações falsas de parentes e por meio da conversão irregular de tempo de serviço e da inserção de vínculos ou recolhimentos fictícios no sistema informatizado da Previdência.

Os pedidos se referiam principalmente à aposentadoria por tempo de contribuição, pensão por morte e ao benefício de amparo social ao idoso. Os benefícios eram concedidos sempre pelos mesmos servidores.

As investigações começaram em 2011 após a verificação de informações inconsistentes nos bancos de dados da Previdência Social. Os indícios levantados no período apontam o envolvimento de beneficiários, intermediários e servidores públicos.

Os envolvidos responderão pelos crimes de formação de quadrilha, corrupção passiva, corrupção ativa, falsidade documental, estelionato qualificado e inserção de dados em sistemas de informação ou documentos previdenciários. As penas variam de um a 12 anos de prisão.


Edição: Juliana Andrade