Petrobras avalia encerramento de contratos com a construtora Delta devido a “baixo desempenho”

25/04/2012 - 16h18

Pedro Peduzzi
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O baixo desempenho da construtora Delta nos contratos que tem com a Petrobras poderá resultar na substituição da empresa, segundo informou a presidenta da estatal, Graça Foster. A Delta é investigada por ligações com o empresário goiano Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, suspeito de comandar esquema de jogo ilegal e corrupção.

“Estamos analisando o desempenho das obras da Delta e de outras pouquíssimas [empresas] que não têm bom desempenho, como vínhamos fazendo já há algum tempo. A tendência, se não houver melhoria do desempenho, é que elas saiam [do negócio]”, afirmou Graça Foster.

A dirigente não relacionou a decisão às suspeitas que pesam contra a construtora. “No caso [específico] da Delta, o que nos incomoda sistematicamente é o baixo desempenho. Se continuar baixo, [a empresa] terá de sair”, disse Graça Foster, após participar de audiência pública na Câmara dos Deputados.

Segundo ela, o cancelamento de contratos por motivo de baixo desempenho são bastante comuns em empresas de grande porte. “A questão de empresas que entram ou que saem ao longo de contrato acontece várias vezes na Petrobras. Em geral são consórcios. Se elas não cumprem [o contratado] são retiradas e outra assume o lugar”, acrescentou a presidenta da estatal petrolífera.

A audiência pública foi convocada pela Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados e serviu para que Graça Foster apresentasse propostas relativas ao futuro da Petrobras.

Edição: Davi Oliveira