Ministério das Cidades vai fiscalizar obras de mobilidade urbana da Copa do Mundo

25/04/2012 - 16h50

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Ministério das Cidades vai começar a visitar, no mês que vem, todas as obras de mobilidade urbana prevista para as cidades que serão sedes da Copa do Mundo de 2014 para tentar agilizar projetos com atrasos. “Iremos visitar todos os municípios e tentar, com os órgãos executores, agilizar onde haja problemas de atrasos nas obras e, naquelas que pudermos adiantar o cronograma, vamos incentivá-los a fazer”, disse hoje (25) o ministro Aguinaldo Ribeiro, que participa de uma audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados.

Segundo o ministro, ainda não foi identificado um comprometimento do calendário das obras para a Copa. “Eventualmente, tem alguma questão ambiental que tem que ser vencida, mas isso ainda não se aponta na Matriz de Responsabilidades [da Copa do Mundo de 2014] para termos o comprometimento dessas obras”.

Questionado pela imprensa, Ribeiro disse que o Ministério das Cidades ainda não recebeu nenhuma informação sobre problemas em contratos com a construtora Delta, suspeita de envolvimento com o empresário Carlos Augusto Ramos, conhecido como Carlinhos Cachoeira, preso por suspeita de corrupção e exploração de jogos ilícitos. “A empresa tem vinculação direta com o órgão contratante, o ministério apenas repassa os recursos. Ainda não tivemos, por parte dos órgãos que estão recebendo recursos do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento], nenhuma notificação de impacto com relação à retirada da empresa de alguma obra que ela esteja fazendo”.

Edição: Lana Cristina