Boca de urna indica que Sarkozy perde primeiro turno para socialista

22/04/2012 - 16h53

Da Agência Lusa

Brasíia – Pesquisa de boca de urna divulgada hoje (22) pela televisão pública francesa TF2 indica que o candidato socialista à Presidência na França, François Hollande, venceu com 28,4% dos votos o primeiro turno da disputa com o atual presidente, Nicolas Sarkozy. Pela pesquisa da TF2, Sarkozy obteve 25,5% dos votos.

Caso o resultado se confirme, será a primeira vez que um presidente candidato à reeleição não vence já no primeiro turno. Os números dão ainda o terceiro lugar à candidata da extrema direita, Marine Le Pen, que teria sido escolhida por 20% do eleitorado que compareceu às urnas. Pela pesquisa, Marine Le Pen obteve mais votos que o candidato da esquerda radical, Jean-Luc Mélenchon, com 11,7%.

A TF2 divulgou também uma pesquisa do instituto Ipsos, que aponta para uma abstenção de 19,7% acima da eleição presidencial de 2007 (16,2%). Os candidatos devem começar a comentar estes resultados a partir das 20h (16h em Brasília).

Caso a decisão não saia no primeiro turno, os franceses voltarão às urnas no dia 6 de maio. O debate na televisão entre François Hollande e Nicolas Sarkozy está agendado para 2 de maio.