Programação cultural e esportiva toma conta da festa dos 52 anos de Brasília

20/04/2012 - 20h09

Da Agência Brasil

Brasília – A Esplanada dos Ministérios está pronta para as comemorações do 52° aniversário de Brasília. A programação da festa é extensa e começou no último sábado (14) com a abertura da 1ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura, evento que vai até o próximo dia (23). A programação musical também foi privilegiada. Deste quinta feira (19), músicos da cidade e atrações conhecidas nacionalmente tocam na capital. Entre os destaques estão a banda Capital Inicial, Caetano Veloso e Nando Reis.

Este ano, a Secretaria de Cultura do Distrito Federal decidiu valorizar a cultura e programou para a cidade uma semana com eventos literários, palestras, debates, exposições de arte e mostras de cinema na estrutura montada em frente ao Museu e à Biblioteca Nacional da República. Nomes como Ziraldo, Xico Sá, Humberto Werneck e Milton Hatoum participaram de debates, com a população, sobre música e literatura.

Três palcos foram montados na Esplanada dos Ministérios para os shows musicais. Hoje (20), apresentam-se a cearense Myrla Muniz, o carioca Oswaldo Montenegro e a mineira Fernanda Takai, também vocalista da banda Pato Fu.

Amanhã (21), dia em que a capital comemora 52 anos, as apresentações ficarão por conta de Dillo D’Araújo, Ellen Oléria, Seu Jorge e do rock brasiliense do Capital Inicial, no Palco Esplanada. Nos outros palcos, várias bandas se revezarão para animar os brasilienses. Um dos palcos será destinado à música gospel, em frente ao Teatro Nacional; outro, ao hip hop, música eletrônica e o som de DJ's (Palco Museu). Na programação musical de domingo, Dhy Ribeiro, Chico César e Caetano Veloso se apresentam no Palco Esplanada.

O esporte também marca presença na comemoração. O Mundial de Vôlei de Praia 2012 transformou o gramado da Esplanada em uma pequena praia. As competições vão até domingo (22), com a disputa da final masculina. E o céu de Brasília, famoso pelo seu azul límpido e horizonte largo, estará tomado de balões com o 2° Festival de Balonismo de Brasília. Eles poderão ser vistos sempre no início da manhã e no final da tarde, na Esplanada dos Ministérios, até o domingo (22). A população poderá fazer voos cativos, com o balão preso ao chão, a uma altura de 50 metros.

No Estádio Nacional de Brasília, que está sendo construído para receber os jogos da Copa do Mundo de 2014, serão disputadas as decisões da Copa Solidária, cujos atletas são os operários do estádio. As provas serão amanhã, às 18h.

A segurança durante a festa será reforçada. Segundo a Secretaria de Segurança do Distrito Federal, cerca de 2 mil policiais e bombeiros, além de 230 viaturas, estarão nas ruas para garantir a tranquilidade da população. A festa de aniversário servirá de treinamento para as forças policias do Distrito Federal que vão atuar na Copa das Confederações de 2013 e na Copa do Mundo de 2014.

Edição: Lana Cristina