No Paraná, aeroportos Afonso Pena e de Foz do Iguaçu têm operação-padrão

19/04/2012 - 11h44

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

Curitiba – No Paraná, a operação-padrão realizada hoje (19) em todo o país por agentes da Polícia Federal, em protesto contra a terceirização do setor de fiscalização, ocorre no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais,  na região metropolitana de Curitiba, e no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu.  

O presidente do Sindicato dos  Policiais Federais no estado, Silvio Renato Jardim, informou que os agentes estão fazendo panfletagem e uma inspeção minuciosa nas bagagens. “Se sentirmos que estamos causando problemas, como aumento de fila, vamos  interromper temporariamente até que tudo volte ao normal e depois recomeçamos. Nosso objetivo não é esse, causar transtornos para os passageiros, principalmente no Afonso Pena , já  tão penalizado com o nevoeiro”, disse Jardim à Agência Brasil.

A ideia, segundo ele, é mostrar ao governo e à população que a fiscalização nos aeroportos brasileiros é precária. “Se um criminoso internacional tentar entrar no país, ele não encontrará muita dificuldade. E é preciso lembrar que estamos para receber grandes eventos internacionais”, ressaltou, acrescentando que se alguma coisa acontecer  “quem vai pagar a conta somos nós”.

De acordo com a assessoria de imprensa do Aeroporto Afonso Pena, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) não foi comunicada oficialmente sobre a operação.

Para  hoje estão programados dois voos internacionais no Aeroporto Afonso Pena e um no de Foz do Iguaçu. No Afonso Pena, está programado para chegar nesta manhã um voo da  GOL, procedente de Buenos Aires e que deve retornar à capital argentina às 19h27. Outro, da Pluna, chega de Montevidéu às 14h e retorna às 19h15. No aeroporto de Foz do Iguaçu está programado apenas um voo internacional, da Pluna, que chega de Montevidéu às 18h35, retornando em seguida.

Edição: Graça Adjuto