Mujica se reúne amanhã com Dilma para intensificar parcerias

18/04/2012 - 14h21

Renata Giraldi e Yara Aquino
Repórteres da Agência Brasil

Brasília – Depois de adiar, há 15 dias, a visita a Brasília devido ao mau tempo para voos em Montevidéu, o presidente do Uruguai, José Pepe Mujica, chega amanhã (19) à cidade para uma reunião com a presidenta Dilma Rousseff e o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, no Palácio da Alvorada.  Haverá ainda um almoço para os dois presidentes. A comitiva uruguaia retornará a Montevidéu no fim da tarde de amanhã (19).

Dilma e Mujica estarão acompanhados pelos ministros das Relações Exteriores do Uruguai, Luis Almagro, e Patriota,  além do assessor especial para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia.

Há cerca de quatro meses, Dilma foi a Montevidéu para participar da Cúpula do Mercosul. Antes, em maio do ano passado, ela visitou o Uruguai. Na ocasião, a presidenta e Mujica decidiram intensificar as parcerias nas áreas de infraestrutura e tecnologia.

Dilma disse que a ideia é concluir dois trechos da ferrovia que liga os dois países – entre as cidades gaúchas de Cacequi e Santana do Livramento, na fronteira uruguaia. O Brasil é o principal destino das exportações uruguaias e também o principal fornecedor do país vizinho. Na visita ao Uruguai, a presidenta ressaltou a necessidade de ampliar as trocas comerciais para garantir um crescimento acima das taxas mundiais nos últimos anos. Em 2010, o intercâmbio bilateral ultrapassou US$ 3 bilhões.

Para a integração no setor de energia elétrica, Dilma defendeu a criação de um novo marco jurídico para reger a relação entre os dois países, assegurando o intercâmbio de energia elétrica em busca de solucionar as dificuldades do setor em curto prazo. Os dois países negociam a construção de uma linha de transmissão de 500 quilovolts (kV), que vai interligar o Brasil  e o Uruguai.

Pelo planejamento em curso, a linha de transmissão deve ficar pronta neste ano. A ideia é interligar Candiota, no Rio Grande do Sul, a San Carlos, cidade próxima a Montevidéu. O projeto será desenvolvido pela Eletrobras em conjunto com a UTE, empresa uruguaia.

Em janeiro, Mujica visitou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que estava em tratamento para combater o câncer de laringe, em São Paulo. Lula, Mujica e Dilma têm várias afinidades, como a construção de suas trajetórias políticas na luta contra governos autoritários. Os três foram presos pelas ações contra os governos militares do Brasil e Uruguai.

Edição: Graça Adjuto