Izabella Teixeira discute Rio+20 com representante da ONU

16/04/2012 - 15h44

Flávia Villela
Repórter da Agência Brasileira

Rio de Janeiro – A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o diretor executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), Achim Steiner, reuniram-se hoje (16) em um debate sobre governança ambiental no âmbito da Conferência das Nações Unidas (ONU) Rio+20, que ocorrerá entre os dias 13 e 22 de junho, no Rio de Janeiro.

Para a ministra, o principal objetivo do encontro foi discutir formas de fortalecer o Pnuma. “O governo brasileiro vem promovendo alguns diálogos sobre os grandes temas da Rio+20. Convidamos o senhor Steiner para falar sobre governança ambiental e desenvolvimento sustentável e temos a expectativa de que isso possa gerar insumos sobre debate a respeito do desafio da governança ambiental no Brasil”.

Para Achim Steiner, a Rio+20 deve fugir dos debates teóricos e buscar metas concretas se não quiser fracassar em seu objetivo. “Não precisamos de uma conferência para apenas reafirmar o que foi acordado na [Conferência das Nações Unidas] Rio 92. Isso representaria um fracasso para a geração de 1992 e para as gerações futuras. Continuamos a falar de desenvolvimento sustentável e das mudanças que devemos fazer como se fossem para o futuro e isso tem custado muito ao planeta. O futuro já chegou”, declarou o funcionário da ONU.

Entretanto, apesar de todo o ceticismo de especialistas a respeito da capacidade da Rio+20 de provocar mudanças, o evento é uma “oportunidade extraordinária para a história do multilateralismo e para o desenvolvimento sustentável”.

Steiner aposta na diplomacia e na influência mundial do Brasil para ajudar os demais países a adotar metas mais ambiciosas, que nem sempre são fáceis de ser acordadas em um momento de crise econômica. “Trata-se de um momento difícil para uma conferência sobre desenvolvimento sustentável. Mas acredito que o Brasil irá inspirar e motivar os demais [países] na construção de uma agenda que realmente traduza o futuro que queremos”.

Izabella Teixeira informou que outras reuniões prévias da Rio+20 vão ocorrer em maio. “Já realizamos um encontro para falar sobre economia verde e estamos tentando organizar um encontro para falar sobre os objetivos dos desenvolvimento sustentável com a vice-ministra de Meio Ambiente da Colômbia, que está conduzindo essa proposta, e outro sobre mídia e Rio+20”.

Edição: Vinicius Doria