Hillary chega ao Itamaraty para a 3ª Reunião do Diálogo de Parceria Global Brasil-Estados Unidos

16/04/2012 - 19h02

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, chegou hoje (16) por volta das 17h40 ao Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty, para uma reunião que deve durar cerca de uma hora. Hillary e o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, comandam a 3ª Reunião do Diálogo de Parceria Global (DPG) Brasil-Estados Unidos. Por volta das 18h40, Hillary e Patriota deverão conceder uma entrevista coletiva.

Bem-humorada, Hillary foi surpreendida pela equipe de televisão de um programa humorístico, que a fez uma declaração de amor em inglês e em espanhol. Hillary retribuiu com sorrisos e aplausos.

A visita de Hillary é cercada por cuidados da segurança do governo norte-americano. O acesso aos locais nos quais ela estará presente é feito com antecedência de duas a quatro horas. De acordo com assessores, são procedimentos de segurança do governo dos Estados Unidos.

O DPG, do qual a secretária de Estado participa, foi criado em 2010, com previsão de reuniões anuais, tem o intuito de analisar de forma coordenada propostas comuns em várias áreas – como educação, ciência e tecnologia, inclusão social e direitos humanos.

Amanhã (17), a secretária de Estado norte-americana se reunirá com a presidenta Dilma Rousseff na 1ª Conferência Anual de Alto Nível da Parceria para um Governo Aberto (cujo nome em inglês é Open Government Partnership). A conferência será presidida por ambos os governos do Brasil e dos Estados Unidos, mas representantes de outros 42 países também participarão dos debates.

Criada em 2011, a conferência é a consolidação de uma parceria para a manutenção de um fórum de participação voluntária, que reúne governos e entidades da sociedade civil. O principal objetivo é fortalecer políticas nacionais de transparência e de combate à corrupção por intermédio do intercâmbio de experiências entre seus participantes.
 

Edição: Carolina Sarres