Golpe de Estado na Guiné-Bissau faz escritor cancelar participação na bienal de Brasília

16/04/2012 - 18h37

Alex Rodrigues
Repórter Agência Brasil

Brasília - A instabilidade política na Guiné-Bissau levou o romancista Abdulai Sila a cancelar sua participação na 1ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura, evento literário que ocorre em Brasília (DF) até o próximo dia 23.

Segundo a BBC Brasil, militares deram um golpe de Estado na última quinta-feira (12) e prenderam, na sexta (13), o premiê Carlos Gomes Júnior e o presidente interino Raimundo Pereira.

Júnior é candidato à Presidência do país e o mais cotado para vencer as eleições que estavam agendadas para daqui a duas semanas.

De acordo com a agência de notícias Angola Press (Angop), ontem (15), as Forças Armadas da Guiné-Bissau interditaram os espaços marítimo e aéreo internacionais, alegando razões de segurança nacional. Para entrar no país, estrangeiros precisarão de autorização prévia do Estado-Maior, mediante a apresentação dos planos e dos objetivos da viagem, assim como de informações sobre "aparelhos necessários às operações no país" (como citado em nota divulgada pela junta militar, segundo a Angop).

Sila iria participar amanhã (17) do seminário A Literatura Africana Contemporânea, que integra a programação da bienal brasiliense. Ele debateria o tema A Literatura Africana de Expressão Portuguesa, com a moçambicana Paulina Chiziane e o angolano Ondjaki.

Edição: Carolina Sarres