Fuzileiros recolhem lixo e conscientizam moradores de comunidade carente no Rio de Janeiro

14/04/2012 - 12h48

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Cerca de 200 fuzileiros navais participaram hoje (14) no Complexo do São Carlos, no centro da cidade, de uma ação de recolhimento de lixo e de conscientização da população para adotem medidas de descarte correto dos resíduos. Segundo o capitão de corveta Marcos Macedo, do Corpo de Fuzileiros Navais, o trabalho está sendo feito em parceria com a prefeitura e a iniciativa privada.

Uma retroescavadeira dos fuzileiros foi usada na retirada de lixo acumulado e 16 ônibus da Marinha levaram voluntários para o complexo de favelas. Um grupamento especializado em rapel retirou o lixo acumulado nas encostas.

“Como se diz na caserna: as palavras convencem, mas o exemplo arrasta. Acho que [a ação] é um exemplo que estamos dando à comunidade. Estamos fazendo a nossa parte nesse trabalho de conscientização. Por outro lado, isso é importante pelo trabalho em equipe. Nós, militares, consideramos muito importante o trabalho em equipe”, disse Macedo.

O complexo de favelas do São Carlos está ocupado por uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) desde maio do ano passado. Apesar disso, casos recentes de violência e corrupção mostram que a comunidade ainda não conseguiu se livrar da presença de criminosos armados.

Além do policiamento feito pela UPP, para a ação de coleta de lixo os fuzileiros reforçaram a segurança na comunidade. Segundo Macedo, o trabalho de coleta de lixo e  de conscientização também deverá ser realizado no Morro dos Macacos, na zona norte da cidade, daqui a duas semanas.

Edição: Andréa Quintiere