Polícia prende um dos envolvidos na morte de líder comunitário da Rocinha

13/04/2012 - 0h31

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Policiais da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente prenderam hoje (12) Thiago Martins Cafieiro, de 30 anos, acusado de participar da morte do líder comunitário Vanderlan Barros de Oliveira, conhecido como Feijão, no dia 26 do mês passado, na Via Ápia, na parte baixa da Favela da Rocinha, na zona sul da cidade. Feijão foi morto a tiros por dois homens em uma moto depois de deixar a sede da associação que presidia.

A Rocinha, uma das maiores favelas do Rio com mais de 100 mil moradores, está ocupada desde o dia 13 de novembro do ano passado para a instalação de unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). Desde março, nove pessoas morreram em consequência da luta de grupos rivais de traficantes que tentam controlar os pontos de venda de drogas na região.

Entre os mortos está o cabo Rodrigo Cavalcante, de 33 anos, do Batalhão de Choque da PM. No último dia 4, quando patrulhava a pé a parte alta do morro foi baleado no no peito por um homem que fugiu através das vielas da comunidade. Depois da morte, a Polícia Militar (PM) dobrou o número de policiais na Rocinha para 700 homens. Outra medida adotada pela PM foi a de transferir o comando das operações para a parte alta da favela.

O titular da Divisão de Homicídios da Capital, delegado Rivaldo Barbosa, que investiga o crime, disse que Cafieiro foi o responsável pelo transporte de Wellington Cipriano da Silva Filho, o Vasquinho, apontado como o autor dos três tiros que mataram Feijão. "Ele levou o comparsa de moto até o local do crime e depois o ajudou na fuga". O delegado declarou ainda que, com a prisão de Cafieiro, os agentes poderão prender a qualquer momento Vasquinho e desvendar a motivação do crime.

 

Edição: Aécio Amado