Teresópolis decreta situação de emergência por 90 dias

10/04/2012 - 17h49

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Em ato publicado hoje (10) no Diário Oficial do município, a prefeitura de Teresópolis, na região serrana fluminense, decretou situação de emergência na cidade em função dos estragos causados pelo temporal da última sexta-feira (6), que resultou na morte de cinco pessoas e deixou quase mil desabrigados e desalojados. A situação de emergência vai vigorar por 90 dias, podendo ser prorrogada por mais 90 dias.

Relatório da Defesa Civil municipal, divulgado na manhã de hoje, informa que, desde a Sexta-Feira da Paixão, foram interditados 480 imóveis e feitas 610 vistorias técnicas. De acordo com o boletim, 196 pessoas permanecem alojadas em quatro abrigos montados pela prefeitura.

O decreto autoriza a prefeitura a tomar uma série providências independentemente de licitação para socorrer os desabrigados e recuperar as áreas atingidas. Entre as medidas, estão a aquisição de veículos, máquinas e equipamentos; recrutamento de pessoal para prestação de serviços; compra de alimentos, vacinas, remédios, roupas e material de construção. Fica autorizada ainda a promoção de campanhas de arrecadação de recursos para facilitar a assistência à população afetada pelo temporal.

Em outro decreto, a prefeitura declarou de necessidade pública o uso temporário do Panorama Country Clube, pelo prazo de 90 dias, prorrogáveis por mais 90, para acolher os desabrigados da chuva do dia 6. Localizado no bairro de Panorama, o clube está desativado desde 2007.

Edição: Vinicius Doria