Lixão de Gramacho, na Baixada Fluminense, será fechado definitivamente este mês

10/04/2012 - 20h26

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O lixão de Gramacho, no município de Duque de Caxias (Baixada Fluminense), será fechado definitivamente até o dia 23. A informação foi dada pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes. Dessa forma, o fechamento do aterro sanitário, exigido pelo Ministério Público Estadual, será antecipado em quase um mês, já que a licença de operação de Gramacho só expira no dia 5 de junho.

“Na hora em que fecharmos o aterro de Gramacho poderemos começar a pensar na sofisticação da coleta seletiva na capital. Não dá para trabalhar uma coleta seletiva quando se tem um aterro como o de Gramacho poluindo a Baía de Guanabara”, disse Paes.

Atualmente, de 5 a 6 mil toneladas de lixo recolhidas na capital fluminense já são levadas para o Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) de Seropédica, também na Baixada Fluminense. Apenas 2 mil toneladas são despejadas diretamente em Gramacho, que fica às margens da Baía de Guanabara. “Será o fim desse crime ambiental que a cidade pratica há cerca de três décadas”, assegurou o prefeito.

Edição: Vinicius Doria