Irã avisa que não vai desistir do programa nuclear

08/04/2012 - 19h29

Da Agência Lusa

Brasília - O Irã vai prosseguir com o programa nuclear “mesmo que o mundo inteiro se oponha à República Islâmica”, disse hoje (8) o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, nas comemorações do Dia Nacional da Tecnologia Nuclear, segundo informou a agência oficial de notícias iraniana Irna.

Ahmadinejad disse que “o país resistiu às pressões inimigas sobre o seu programa nuclear para defender a sua dignidade”, considerando que essa “resistência é muito mais valiosa do que o acesso à tecnologia nuclear”.

O presidente do Irã fez ainda alusão aos cientistas nucleares iranianos assassinados, por cujas mortes responsabiliza Israel e Estados Unidos, advertindo que esses crimes “não poderão bloquear o progresso tecnológico e científico do Irã”.

Ahmadinejad assegurou que o “progresso da tecnologia nuclear pacífica pressupõe também progressos em outros campos”, como uma “locomotiva” que impulsionará dezenas de indústrias subsidiárias.

As declarações do presidente do Irã ocorrem a poucos dias da próxima reunião entre os representantes do país e do Grupo 5+1, composto pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Alemanha, para tratar da questão nuclear iraniana, que deverá acontecer em Istambul.

As duas reuniões anteriores do Irã com o 5+1, em dezembro de 2010 em Genebra e em janeiro de 2011 em Istambul, resultaram em fracasso.

Tanto as Nações Unidas como os Estados Unidos mantêm sanções ao Irã devido ao programa nuclear, sob a alegação de que se destina à fabricação de bombas atômicas, o que Teerã nega, assegurando que é apenas para uso civil e pacífico.

Israel, Estados Unidos e, em certa medida, o Reino Unido ameaçaram atacar o Irã para impedir o desenvolvimento nuclear, o que Teerã contestou assegurando que responderia de forma esmagadora em caso de agressão.

Alguns países, como a Rússia e a China, opõem-se às novas sanções ao Irã e alertam para consequências imprevisíveis e catastróficas para o mundo em caso de um ataque ao território iraniano.