Festival exibe na capital e em 16 cidades paulistas os melhores filmes de 2011

05/04/2012 - 15h09

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A capital paulista e mais 16 cidades do estado recebem a 38ª edição do Festival Sesc Melhores Filmes. Selecionados por críticos e pelo público, os filmes estiveram em cartaz no ano passado. “Muitas vezes, os filmes passam tão correndo [ficam pouco tempo em cartaz] que o público nem consegue acompanhar”, ressaltou a coordenadora de programação do Cinesesc, Simone Yunes.

Para ela, como a escolha dos filmes é democrática, com votação pela internet e nas unidades do CineSesc, o festival serve de panorama do que foi produzido de melhor pelo cinema no ano anterior. “A gente consegue através dele [festival] fazer um balanço do que foi o ano anterior”, ressaltou.

A edição deste ano teve como filme de estreia o longa nacional Girimunho. Presente à cerimônia de abertura, o geógrafo Delcio Fernandes disse que foi conferir o filme, que se passa no sertão mineiro, por indicação de uma amiga. “Espero que seja um filme diferenciado, que estimule a reflexão”, disse, pouco antes de entrar na sala de exibição, o rapaz que desconhecia as demais películas da mostra.

O analista de sistemas Alexandre Alves foi atraído por um recurso especial disponibilizado pelo festival: a audio descrição. Usando fones de ouvido, deficiente visuais podem escutar, nos intervalos entre os diálogos, descrições das cenas feitas ao vivo por atores durante a exibição. Alves acredita que o número de pessoas que frequentam salas de cinema seria maior se o recurso fosse popularizado.

O festival também conta com legendas open caption, que descrevem não só os diálogos, mas outros efeitos, como ruídos e a trilha sonora, pensando nos deficientes auditivos.

Os filmes serão exibidos até o dia 29 de abril. A programação completa pode ser conferida no site www.sescsp.org.br/melhoresfilmes.

 

 

Edição: Lílian Beraldo