Para compensar queda na arrecadação com medidas de estímulo à indústria, governo vai elevar imposto de bebidas

03/04/2012 - 18h11

Luciene Cruz e Wellton Máximo
Repórteres da Agência Brasil

Brasília – Para compensar a renúncia fiscal de R$ 60,4 bilhões do pacote de estímulo à competitividade industrial anunciado hoje (3), o governo vai aumentar a tributação das chamadas bebidas frias (águas, cervejas e refrigerantes), segundo informou o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa.

“Desonerações que têm impacto no Orçamento em curso devem ser compensadas. Isso virá de um mix de aumento de arrecadação, crescimento da economia e aumento de outros tributos. Estamos corrigindo a tabela de preços das bebidas, o que fazemos todos anos. A cobrança é um valor sobre o tipo de embalagem. É reajustado todo ano com com base em levantamento de preços de consultoria contratada pelo governo”, explicou.

Barbosa não quis adiantar qual será o valor do reajuste e outras medidas compensatórias. Segundo ele, o aumento da tributação das bebidas será publicado no Diário Oficial da União de amanhã (4). O secretário executivo ressaltou que não haverá aumento do preço dos cigarros. O governo já havia anunciado, no ano passado, um reajuste do imposto do produto, que entra em vigor este mês.

Edição: Vinicius Doria