Sarney defende agilidade na apuração de denúncias contra Demóstenes

29/03/2012 - 15h00

Marcos Chagas e Ivan Richard
Repórteres da Agência Brasil

Brasília - O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), disse hoje (29) que é preciso colocar em andamento as representações feitas, na Casa, contra o senador Demóstenes Torres (DEM-GO). O PSOL já protocolou representação em que pede a cassação do senador goiano devido às denúncias de ligação do parlamentar com o empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, preso por envolvimento com máquinas caça-níqueis em Goiás.

"As denúncias são graves e o que nós temos aqui é colocar em andamento as representações que forem feitas", disse Sarney, após reunião com o vice-presidente do Conselho de Ética, Jayme Campos (DEM-MT).

No encontro, Campos se declarou impedido de conduzir uma eventual abertura de processo contra Demóstenes, por pertencer ao mesmo partido. "Ele [Jayme Campos] me comunicou que sendo vice-presidente do Conselho acha que a presidência está vaga. E o presidente que teria a competência de decidir sobre a representação. O senador disse que iria consultar o jurídico da Casa para ver que solução teria que tomar", disse Sarney.

A presidência do Conselho de Ética do Senado está vaga desde setembro, quando o senador João Alberto (PMDB-MA) se licenciou para assumir a Casa Civil do Maranhão.

Edição: Talita Cavalcante//Matéria alterada às 15h44 para correção: Demóstenes Torres é senador pelo estado de Goiás, e não pelo Tocantins