Defesa Civil reconhece situação de emergência em 50 municípios piauienses

29/03/2012 - 14h12

Christina Machado
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Secretaria de Nacional de Defesa Civil reconheceu situação de emergência em 50 municípios do Piauí, em função da estiagem. A portaria foi publicada hoje (29) no Diário Oficial da União.

De acordo com a Defesa Civil do estado, as chuvas abaixo da média já comprometeram o consumo humano. Em algumas cidades, o abastecimento d'água por carros-pipa foi suspenso, porque os reservatórios estão vazios.

Na lavoura, boa parte dos agricultores nem conseguiu plantar, por causa da estiagem. Outros receberam o dinheiro do programa Garantia-Safra por perdas de mais de 50% na safra agrícola 2010-2011. Trinta e nove municípios encaminharam pedido de indenização por perdas de colheita, de acordo com a Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), responsável pela administração do Garantia-Safra no Piauí.

O programa inscreveu, este ano, 89,8 mil trabalhadores rurais no estado. No caso de perda de mais de 50% da lavoura, cada um tem direito a R$ 680 de compensação pelos prejuízos. Para se inscrever, o agricultor precisa ter renda familiar de até 1,5 salário mínimo, não incluindo a aposentadoria rural, e cultivar áreas não irrigadas com até 10 hectares de arroz, algodão, feijão, mandioca e milho.

Edição: Juliana Andrade