Irã e potências internacionais retomarão negociações em abril, diz chanceler iraniano

28/03/2012 - 8h34

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Sob intensas sanções internacionais, o governo do Irã retomará as negociações em torno do seu programa nuclear com o grupo P5+1, formado pela Rússia, China, Grã-Bretanha, França e pelos Estados Unidos, além da Alemanha. A reunião está marcada para o dia 13 de abril. O local ainda será definido, mas a expectativa é que ocorra em Istambul, na Turquia. As conversas ocorrerão logo depois de a comunidade internacional condenar mais rigor na segurança nuclear.

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Irã, Ali Akbar Salehi, confirmou hoje (28) que as conversas com as autoridades turcas estão avançadas e que há disposição do governo da Turquia em colaborar nas negociações.

"Eu, pessoalmente, acredito que Istambul é a melhor opção para abrigar as negociações. Mas essa decisão será definida pelo Supremo Conselho de Segurança Nacional", disse o chanceler. Ele lembrou que nas conversas com a chefe da Diplomacia da União Europeia, Catherine Ashton, observou disposição em buscar um acordo.

O chanceler disse ainda que negociadores iranianos e turcos estão em permanente contato. Representantes do Irã e do P5+1 participaram de duas rodadas de negociações – uma na Suíça e outra na Turquia. Os iranianos exigem que as negociações sejam retomadas sem precondições.

Desde 2010, aumentaram as sanções ao Irã. O país é alvo de restrições econômicas, financeiras, bancárias e militares em decorrência do seu programa nuclear,que é suspeito de produzir armas atômicas. As autoridades iranianas negam essas suspeitas.

*Com informações da emissora estatal de televisão do Irã, PressTV//Edição: Graça Adjuto