Votação da Lei Geral da Copa ficará para depois da Semana Santa, diz líder do governo

27/03/2012 - 17h16

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O líder do governo na Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (SP), disse, hoje (27), que trabalha com a hipótese de colocar em votação a Lei Geral da Copa apenas na segunda semana de abril. Ele avalia que é preciso construir um acordo em torno do texto do Código Florestal para, depois, votar a lei que vai estabelecer as normas para a realização da Copa do Mundo de 2014 e da Copa das Confederações de 2013.

“Nós gostaríamos de já ter votado a Lei Geral da Copa. Entretanto, a oposição e uma parte da base aliada condiciona essa votação a uma percepção de qual vai ser o resultado do novo Código Florestal”, disse, depois de reunião com o presidente da República em exercício, Marco Maia.

“Se depender de mim, nós prorrogamos a votação da Lei Geral da Copa enquanto trabalhamos um acordo no Código Florestal. Se conseguirmos produzir um acordo, queremos votar. Vai ter disputa sobre esse tema, mas trabalho também com a hipótese de, em função de outros temas, não esticarmos a corda para votar a Lei Geral da Copa nem nessa semana, nem na próxima”, completou.

O líder disse também que a intenção é votar o Código Florestal antes da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que ocorrerá em junho, no Rio.

Chinaglia comentou ainda a aprovação de convites e convocações para que ministros compareçam a audiências de comissões da Casa. Ele avaliou que, em alguns casos, os ministros são chamados para tratar de temas relevantes e disse que, a partir de agora, pretende levar, voluntariamente, alguns ministros à Câmara. “Para que essa relação seja vista como algo normal e não como de confronto, às vezes sem saber onde se quer chegar”, explicou.

Edição: Lana Cristina