Casos de dengue no estado do Rio já passam de de 31 mil este ano

27/03/2012 - 22h22

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O número de notificações de casos de dengue no estado do Rio, desde o início do ano, chegou ao 31.597. O dado foi divulgado hoje (27) pela Secretaria de Estado de Saúde. O maior número de registros está concentrado no município do Rio, com 21.305 casos suspeitos. A secretaria também confirmou duas mortes em consequência da doença.

O dengue tipo 4, que chegou este ano ao estado, já é encontrado em nove cidades: Berlford Roxo, Japeri, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, São Gonçalo e São João de Meriti.

Segundo amostragem dos casos na cidade do Rio, o dengue tipo 4 corresponde a 77,8% do total investigado. Em segundo lugar, aparece o tipo 1, com 21,6%. O tipo 3 foi verificado em 0,6% das amostras e o tipo 2 não apareceu.

Na capital, os casos de dengue se concentram nas zonas norte e oeste, especialmente nos bairros de Madureira, Bangu, Realengo e Campo Grande. Em números absolutos, desde janeiro, Madureira e adjacências registraram 5.597 casos, seguidos por Campo Grande, com 4.098, Bangu e Realengo, 3.173, e Méier e adjacências, com 1.907 casos.

Os sintomas da dengue são febre alta, acima de 38 graus Celsius (°C), dores no corpo, especialmente nas juntas, e dor de cabeça, principalmente atrás dos olhos. Pessoas com esses sinais precisam ser levados imediatamente para um hospital ou posto de saúde e devem ingerir bastante água.

 

Edição: Aécio Amado