Otimismo do consumidor paulistano segue elevado, apesar da ligeira queda registrada em março

22/03/2012 - 16h09

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) do município de São Paulo, apurado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do estado (Fecomercio-SP), apresentou queda de 3,4% em março, de 170,2 pontos (em fevereiro) para 164,4 pontos. A escala varia de 0 a 200 pontos e indica otimismo quando o resultado supera a marca de 100 pontos.

De acordo com a Fecomercio, o resultado de março se deve à queda de dois indicadores que compõem o ICC: o Índice de Condições Econômicas Atuais (Icea), que mede o grau de satisfação dos consumidores com o momento atual da economia (declínio de 3,3%, de 167,9 pontos para 161,4 pontos em março), e o Índice de Expectativa do Consumidor (IEC), que caiu 3,5% (de 171,7 pontos em fevereiro para 165,8 pontos).

A entidade ressaltou que, apesar da retração em março, o atual nível do ICC revela elevado grau de otimismo dos consumidores paulistanos, baseado, principalmente, na confiança no mercado de trabalho, na regularização da oferta do crédito com juros mais baixos e nos incentivos fiscais para eletrodomésticos

O ICC é apurado mensalmente com informações de, aproximadamente, 2,1 mil consumidores paulistanos.

Edição: Vinicius Doria