Apesar da crise global, Dilma defenderá na Índia presença do Brics na Rio+20

22/03/2012 - 16h36

Roberta Lopes
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A presidenta Dilma Rousseff vai à Índia na próxima quarta-feira (28) para participar da 4ª Reunião de Cúpula do Brics – bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A reunião está marcada para o dia 29 e, entre os assuntos que serão tratados pela presidenta, está a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que o Brasil sedia em junho.

Segundo a subsecretária-geral de Política do Ministério de Relações Exteriores, embaixadora Maria Edileuza Fontenele Reis, um dos temas da cúpula do Brics é, justamente, o desenvolvimento sustentável. “Certamente vamos focar no desenvolvimento sustentável, tema da conferência, nas suas três vertentes: social, ambiental e econômica. Além de uma abordagem sobre economia verde ligada à erradicação da pobreza”.

Segundo a diplomata, a cúpula ocorre em um “momento delicado” para a economia mundial, outro tema que será debatido na Índia. Também serão tratadas questões relativas ao Oriente Médio e à África e avaliadas as atuações dos representantes do bloco de países emergentes no Conselho de Segurança das Nações Unidas. O Brics conta com dois membros permanentes no conselho, Rússia e China.

Outro assunto a ser tratado é a Rodada Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC). A Rússia foi admitida no ano passado como membro da organização que regula o comércio mundial. Para a embaixadora, isso abre uma nova perspectiva para os países do Brics em relação à Rodada Doha, parada desde 2008 por causa de impasses em relação aos subsídios agrícolas dos países desenvolvidos e as barreiras impostas pelos emergentes a serviços e produtos industrializados dos países ricos.

Paralelamente à reunião de cúpula, está programado um fórum financeiro, no qual devem participar os presidentes do bancos centrais dos países que fazem parte do Brics. Haverá ainda um encontro de empresários. Só do Brasil, são esperados 60 altos executivos de empresas.

Edição: Vinicius Doria