Mercadante vai ao Congresso para ouvir demandas de senadores da base aliada

21/03/2012 - 18h31

Mariana Jungmann
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, esteve na tarde de hoje (21) no Senado a pedido do líder do governo na Casa, senador Eduardo Braga (PMDB-AM). Mercadante ouviu as demandas de diversos senadores aliados e até da governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, que aproveitou a oportunidade para conversar com o ministro.

A visita de Mercadante faz parte da estratégia traçada por Braga com o Palácio do Planalto para melhorar as relações da base aliada com o governo. Os senadores governistas reclamam da falta de acesso aos ministros e da ausência de espaço para que eles possam participar dos programas de governo. “Isso vai ser uma rotina que ocorrerá daqui para a frente na liderança do governo. A gente espera fazer isso com muita frequência. A gente espera integrar a base com o governo e o governo com a base”, disse Braga.

Os planos do líder incluem levar um ministro por semana ao Senado para atender não apenas os parlamentares aliados, mas também os prefeitos das capitais e governadores. Ainda com objetivo de melhorar o diálogo do governo com os senadores, Braga procurou ontem (20) o líder do PR na Casa, senador Blairo Maggi (PR-MT), para conversar. O PR anunciou na semana passada sua ida para a oposição porque não conseguiu avançar nas negociações com o governo para a indicação de um nome a fim de assumir o Ministério dos Transportes.

“Eu conversei ontem com o Blairo Maggi, saiu até no jornal. Vou conversar com ele novamente hoje no plenário. Está tudo certo, tudo ótimo”, declarou Braga. A assinatura dos senadores do PR pode ser determinante para que a oposição consiga criar uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar denúncias de fraude e corrupção em licitações de hospitais universitários. Nenhum senador do partido ainda assinou o requerimento para a criação da CPI.

 

Edição: Aécio Amado