Eliana Calmon recebe presidente do TJSP para tratar da investigação do patrimônio de magistrados

21/03/2012 - 15h34

Roberta Lopes
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A corregedora Nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, negou hoje (21) que exista qualquer rivalidade entre ela e o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), desembargador Ivan Sartori. Segundo a corregedora, há, sim, uma parceria entre os dois.

“Embora a imprensa diga que está havendo uma rivalidade, que eu estou desagradando [Sartori], isso não existe. Nós somos parceiros. Na questão dos precatórios, o desembargador Ivan Sartori conversou comigo, fomos ao TJ de São Paulo e fomos bem recebidos”, disse após abrir um curso de capacitação para juízes e promotores na sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Agora à tarde, a ministra se reunirá com o desembargador Sartori. Segundo Eliana, esta reunião já estava marcada e ela irá apresentar ao presidente do TJSP um diagnóstico sobre a situação dos precatórios em São Paulo, cuja investigação por parte do CNJ recomeçará esta semana.

“Tinha de reiniciar em São Paulo, não por revanche ou porque eu queira ver algo específico. Vou continuar uma inspeção de rotina deixando as informações do Coaf [Conselho de Controle de Atividades Financeiras] de lado porque elas não estão liberadas pelo Supremo [Tribunal Federal], da mesma forma que eu inspecionei os outros tribunais. A diferença é que a corregedoria inspecionou tribunais pequenos e São Paulo é um grande tribunal”, explicou a corregedora.

No ano passado, o Supremo concedeu liminar que parou a inspeção do CNJ no TJSP. A ação foi protocolada pelas três maiores associações de juízes do país, que acusaram a corregedoria de fazer uma devassa usando dados sigilosos de magistrados e servidores de tribunais. No início deste mês, o ministro do STF Luiz Fux autorizou que a inspeção seja feita com base apenas em declarações de Imposto de Renda e em dados das folhas de pagamento, sem uso das informações do Coaf.

Edição: Vinicius Doria