Comissão adia votação da reforma política para próxima semana

21/03/2012 - 21h55

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A votação da reforma política na comissão especial, prevista para hoje (21), foi transferida para quarta-feira (28) da próxima semana. O adiamento se deu porque o PMDB ameaçou obstruir a votação do relatório apresentado pelo deputado Henrique Fontana (PT-RS). Fontana queria iniciar a votação, mas o presidente da comissão, deputado Almeida Lima (PPS-SE), resolveu encerrar a reunião em função do inicio da ordem do dia no plenário da Câmara.

O parecer de Fontana sobre a reforma política tem como eixo central o financiamento público exclusivo de campanhas políticas. A proposta encontra resistências de parlamentares da comissão, entre eles, o peemedebista Eduardo Cunha (RJ), que quer mudar o texto do relator. De acordo com Cunha, nunca houve a possibilidade de fazer acordo com o relator. “Então, da nossa parte, não haverá acordo”.

Várias tentativas de votação da proposta de reforma política tinham sido feitas em 2011, na comissão especial, e outras tentativas já foram feitas este ano. Fontana apresentou alguns relatórios, nos quais acolheu sugestões de integrantes da comissão para tentar aprovar o texto. Mesmo assim, ainda não conseguiu aprovar seu relatório na comissão especial.

 

Edição: Aécio Amado