Secretário-geral da ONU diz que situação na Síria é intolerável e inaceitável

20/03/2012 - 8h13

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, disse hoje (20) que a situação na Síria tornou-se intolerável. Há pouco mais de uma semana, o enviado das Nações Unidas, Kofi Annan, tentou negociar com o presidente sírio, Bashar Al Assad, o fim da violência na região, recomendando a busca pelo diálogo. Assad recusou a proposta. Há um ano, o país está sob confrontos armados.

“A situação na Síria tornou-se intolerável e inaceitável”, resumiu Ki-moon, lembrando que uma missão de inspetores da ONU e da Liga Árabe está na Síria para tentar um acordo para a ajuda humanitária no país. A estimativa é que mais de 8,5 mil pessoas morreram em um ano de conflitos na região.

Para o secretário-geral da ONU, a comunidade internacional deve agir rapidamente para pôr fim à crise na Síria. Segundo ele, se as providências não forem tomadas de forma imediata mais vítimas serão registradas no país. “Não há tempo a perder”, disse.

Ki-moon se manifestou horas antes de o Conselho de Segurança da ONU analisar uma proposta que define medidas suplementares contra a Síria, caso o governo Assad não aceite o plano de paz apresentado pelas Nações Unidas e a Liga Árabe.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa//Edição: Graça Adjuto