Moradores de Rio Branco e Brasileia podem pedir adiantamento de benefício do INSS

19/03/2012 - 19h58

Da Agência Brasil

Brasília – Os moradores de Brasileia e Rio Branco, no Acre, que são beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem pedir adiantamento do auxílio mensal a partir de hoje (19), segundo informações divulgadas pelo Ministério da Previdência Social. A situação de calamidade pública nos dois municípios causada pelas enchentes é a principal razão da medida.

A antecipação poderá ser feita diretamente nos bancos ou nos correspondentes bancários, não sendo necessário ir a uma Agência da Previdência Social para solicitar o valor. O adiantamento, no entanto, só é válido para os beneficiários de prestação continuada ou prestação assistencial. Os beneficiários temporários, como salário-maternidade, auxílio-doença e auxílio-reclusão não estão incluídos na medida.

A devolução do adiantamento poderá ser parcelada em até 36 vezes mensais, sem atualização monetária ou juros. O valor será descontado na folha de pagamento a partir do terceiro mês posterior ao mês da antecipação. A medida irá beneficiar mais de 38 mil segurados.

O INSS também vai antecipar, para o dia 26, todos os pagamentos referentes a março dos beneficiários das duas cidades, independentemente do número do cartão. A antecipação do pagamento de março vai beneficiar 41.456 segurados de Rio Branco e Brasileia.

Edição: Lana Cristina