No Uruguai, Miriam Belchior propõe Objetivos do Milênio na área do desenvolvimento sustentável

18/03/2012 - 19h17

Pedro Peduzzi
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O governo brasileiro propôs hoje (18) que o mundo adote compromissos em formato similar ao dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) para o desenvolvimento sustentável. A proposta foi feita pela ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, em Montevidéu, Uruguai, durante reunião da Comissão da Assembleia de Governadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Após conclamar todos os chefes de Estado a participarem da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), em junho, no Rio de Janeiro, a ministra defendeu a criação de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) com metas e indicadores associados às dimensões da sustentabilidade.

Segundo Miriam Belchior, o objetivo é ampliar as discussões sobre o tema. Ela destacou o papel da governança para o cumprimento desses objetivos, e sugeriu que, dentro dos organismos multilaterais, estejam previstas formas de cobrar o cumprimento das metas por todos os países.

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio foram definidos pelos países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) para melhorar as condições de vida da população pobre até 2015, em termos de renda, educação, saúde, meio ambiente e gênero. Ao todo, são oito objetivos. Para alcançá-los, foram traçadas 18 metas e 48 indicadores para medir o avanço dos países nessas áreas.

 

Edição: Aécio Amado