Patriota classifica como satisfatória revisão do acordo automotivo entre Brasil e México

16/03/2012 - 18h56

Luciene Cruz
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, classificou como “satisfatória” a revisão do acordo automotivo fechado ontem (15) entre o Brasil e o México. A solução encontrada entre os países foi criar uma cota de importação dos veículos até 2015.

“Esse entendimento foi considerado satisfatório e em acordo com aquilo que havia sido estabelecido dentro da correspondência trocada entre fevereiro e março [com o governo do México]”, disse.

Patriota destacou ainda que o México tinha interesse em resolver a questão, o que facilitou as negociações. “Desde Davos [em janeiro, por ocasião do Fórum Econômico Mundial] assinalamos nossa preocupação com o surto de importação de automóveis provenientes do México, que só se confirmou agora nos primeiros meses de 2012. Um aumento de mais de 200%. […] No caso do México, eles tinham muito interesse que o acordo não fosse denunciado e isso levou ao diálogo da negociação. Entendo que o acordo atende preocupações mexicanas e brasileiras”, comentou.

Por enquanto, a inclusão de veículos pesados no acordo automotivo segue sem prazo definido. No entanto, Patriota espera que haja uma definição “o mais breve possível”. Segundo informações do Itamaraty, há atualmente dificuldade de aceitação de veículos pesados brasileiros fora do país. Há necessidade de adequação de questões ambientais e técnicas para comercialização dos veículos no exterior.

O ministro ressaltou que o acordo firmado abre espaço para futuro relacionamento bilateral. “Esse é um aspecto do relacionamento bilateral, a relação com o México é muito mais ampla, além do setor automotivo. Continua crescendo”, avaliou Patriota. Também foram discutidas a reativação da Comissão Binacional (que trata de questões nas áreas econômica, da educação e tecnologia) e a promoção de missões comerciais dos dois lados para análise de novos investimentos.

Edição: Lana Cristina