Novo ministro do Desenvolvimento Agrário recebe missão de fortalecer agricultura familiar

14/03/2012 - 15h25

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O fortalecimento da agricultura familiar foi o tema dominante do discurso da presidenta Dilma Rousseff, hoje (13), na cerimônia de posse do novo ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas. A presidenta também falou sobre a importância da reforma agrária vir acompanhada de políticas de apoio à produção.

“Se queremos construir uma nação desenvolvida, é fundamental olhar para a agricultura familiar como um dos elementos estratégicos e, sobretudo, para que tenhamos um tecido social, de fato, de classe média, de agricultores familiares que tenham acesso às riquezas”.

Sobre a reforma agrária, a presidenta disse que essa é uma ação que não deve se basear apenas na desapropriação e distribuição de terras. “A nova lógica da agricultura familiar não olha a reforma agrária pura e simplesmente como distribuição de terra. A reforma agrária tem que ser a forma pela qual se garanta o acesso à terra, mas também que se garantam as condições de desenvolvimento. De nada adianta a distribuição de terra com a permanência das populações rurais na extrema pobreza”, explicou Dilma.

A presidenta anunciou que, nos próximos dias, irá lançar o Pronacampo, um programa para assegurar que população que vive no meio rual tenha acesso às mesmas condições educacionais de quem vive nas cidades.

Ao novo ministro, Dilma desejou um bom trabalho. "Tenho ceteza que ele vai contribui para ampliar o estabelecimento de paz e tranquilidade nas negociação com os movimentos sociais e na preservação das conquistas da área".

Ao ex-ministro Afonso Florence, que reassume o mandato de deputado federal, Dilma também fez elogios. “Agradeço sua dedicação ao governo, lealdade e seriedade. Afonso trabalhou decisivamente na sua área e deixa legado de realizações e continuidade da paz que vivemos no setor rural. Ele conduziu com competência o conjunto de ações de estímulo à agricultura familiar, um dos pilares do meu governo”.

A substituição de Afonso Florence por Pepe Vargas na pasta do Desenvolvimento Agrário foi anunciada na noite de sexta-feira (9). O motivo da mudança não foi informado pelo Palácio do Planalto. 

Edição: Vinicius Doria