Enviado da ONU para a Síria diz que espera para hoje resposta de Assad sobre cessar-fogo

13/03/2012 - 10h35

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

 

Brasília –  O emissário para a Síria da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Liga Árabe, Kofi Annan, disse hoje (13) que aguarda até o final do dia uma resposta do presidente sírio, Bashar Al Assad, sobre o cessar-fogo na região e as demais propostas para encerrar a onda de violência. Segundo ele, foram apresentadas propostas concretas para o fim dos conflitos, como a adoção do diálogo e autorização para a ajuda humanitária.

Annan se referiu às propostas apresentadas por ele durante reunião com o presidente sírio no último fim de semana. "Espero uma resposta das autoridades sírias hoje porque lhes apresentei propostas concretas”, disse Annan, depois de uma reunião com autoridades do Conselho Nacional Sírio (CNS), da oposição a Assad, em Ancara, na Turquia.

Na reunião com Assad, Annan mencionou sua "profunda preocupação" com a repressão na Síria. Ele apelou a Assad para “tomar medidas concretas para encerrar a crise”. A estimativa é que mais de 8 mil pessoas tenham morrido em um ano de confrontos na região. "Uma vez obtida a resposta, saberemos como reagir", disse. “Os assassinatos e a violência devem cessar na Síria.”

O presidente do CNS, Burhan Ghalioun, disse que a entidade defende uma solução política e diplomática para a crise. Porém, admitiu que não está afastada a hipótese de ação militar na região. “Se isso não acontecer, aceitaremos a proposta de ajuda em armas”, disse.

Na Turquia, que partilha uma longa fronteira com a Síria, há campos de refugiados com mais de 12.600 sírios, que deixaram seu país em busca de abrigo. O Líbano é outro destino dos refugiados sírios.

 


*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa   //    Edição: Lílian Beraldo