Temperatura no Sul fica próxima de 40 graus até quarta-feira

12/03/2012 - 12h29

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

Curitiba – Até quarta-feira (14), a temperatura permanece próxima de 40 graus Celsius (°C) na Região Sul. Hoje (12), os termômetros chegam a 37 °C no Rio Grande do Sul e no Paraná. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê pancadas de chuva isoladas apenas no Paraná.

Amanhã (13), devem ocorrer pancadas de chuva no sul e na região de Campanha (RS) e na quarta (14), uma frente fria avança pelo oceano, deixando o dia nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas nos três estados do Sul.

De acordo com o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Serviço de Meteorologia do Paraná (Simepar), áreas de instabilidade se formam à tarde em grande parte do estado. Apenas no extremo-oeste, fronteira com o Paraguai, não há previsão de chuva.

O Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram) divulgou  boletim  informando que o verão 2012 não foi uma estação de extremos, com quebra de recorde de temperatura. O que marcou foi o número de dias consecutivos de calor no estado, configurando um dos mais quentes dos últimos anos. A falta de chuva, mais sentida nas regiões oeste e meio-oeste, provocou situação crítica para a agricultura, pecuária e o abastecimento de água. Até mesmo as típicas pancadas de chuva entre a tarde e noite foram raras neste verão, bem como os temporais , tornados, trombas d’água e ciclones extratropicais próximos do litoral.

Análises baseadas em duas estações meteorológicas concluíram que o desconforto sentido pelas pessoas neste verão, em termos de dias consecutivos de temperatura acima de 30°C, não foi o pior em Santa Catarina. A temperatura alta perdeu  para o ano de 2003, que teve 26 dias consecutivos acima de 30°C em Blumenau.
O vento predominante foi o nordeste, que deixou este ano a água gelada nas praias catarinenses.

Edição: Graça Adjuto