Barreiras argentinas prejudicam exportações brasileiras de carne suína, diz Abipecs

12/03/2012 - 19h45

Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - As exportações brasileiras de carne suína diminuíram 4,95% em volume e 5% em valor na comparação de março deste ano com o mesmo mês de 2011. Os embarques atingiram 37,1 mil toneladas e renderam US$ 95,53 milhões.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), o embargo argentino, iniciado a cerca de 40 dias, está prejudicando as exportações do produto brasileiro. As vendas de carne suína para o país vizinho caíram 85% em fevereiro.

A associação informou que, em 2011, foram exportados cerca de US$ 130 milhões em carne suína para a Argentina e reforçou o pedido de intervenção do governo para resolver a situação.

"A Abipecs continua na esperança de que o governo federal, por meio de atitudes e medidas práticas firmes, reverta o quadro, restabelecendo as exportações para o país vizinho”, disse o presidente da associação, Pedro de Camargo Neto, por meio de nota. Na semana passada, o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, disse que irá pessoalmente a Buenos Aires, no dia 16 de março, para tentar resolver o impasse.

Segundo Camargo Neto, "a discriminação que vem sendo adotada pelo vizinho [Argentina] com a carne suína torna-se insustentável". Ele disse que o Brasil não faz o mesmo como produtos argentinos e importa do país vizinho, “na mesma ordem de grandeza, volumes de batata, alho, pera, arroz e produtos lácteos, entre leite UHT e queijos”.
 

Edição: Aécio Amado