Europeus convocam Conselho de Segurança da ONU para debater questão da Síria

11/03/2012 - 11h21

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) promove amanhã (12) reunião para debater o agravamento da situação na Síria. O encontro é organizado pelos representantes do Reino Unido e conta com o apoio de Portugal, da Alemanha e da França. O ministro das Relações Exteriores do Reino Unidos, William Hague, disse que a reunião servirá para definir uma posição dos membros da União Europeia sobre a situação global da região.

Também devem participar das discussões representantes da Tunísia, da Líbia e do Egito – países que estão envolvidos diretamente com as negociações em busca de um acordo de paz na Síria. A expectativa é que o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, também esteja presente.

A reunião ocorrerá depois da visita do enviado especial da ONU e da Liga Árabe (que reúne 22 nações), Kofi Annan, à Síria neste fim de semana. Mais uma vez, Annan apelou ao presidente sírio, Bashar Al Assad, para que dialogue com os integrantes da oposição. Mas Assad alega que são terroristas e diz que não há diálogo.

Em um ano de conflitos na Síria, pelo menos 8 mil pessoas morreram, segundo organizações não governamentais. Há também denúncias de violação de direitos humanos, como torturas, agressões sexuais e prisões indevidas.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa//Edição: Graça Adjuto