Argentina quer participar de esforço de cooperação em Moçambique

09/03/2012 - 12h22

Emerson Penha
Correspondente da EBC na África

Maputo (Moçambique) - O ministro das Relações Exteriores da Argentina, Héctor Timerman, disse hoje (9) que a Argentina está pronta para participar do esforço internacional de cooperação com Moçambique, país que tem um dos mais baixo índices de Desenvolvimento Humano no mundo. Segundo ele, em setores como agricultura, saúde, esporte e cultura, os vizinhos ao Sul do Brasil podem transferir tecnologias e estratégias de gestão, além de colaborar na formação de técnicos moçambicanos.

Sobre o Mercosul, o ministro destacou que se o Brasil e a Argentina tiverem, como se planeja, uma penetração comercial cada vez mais intensa no mercado africano, os outros parceiros terão as portas abertas para as exportações. “Há espaço para que o Paraguai e o Uruguai, que são fortes na agropecuária, vendam aqui seus produtos”, acrescentou.

Hoje de manhã, Héctor Timerman se encontrou com o presidente moçambicano, Armando Guebuza, quando transmitiu convite da presidenta Cristina Kirchner para uma visita à Argentina. Ao longo da semana, ele esteve também em Angola e na África do Sul.

Timerman falou aos jornalistas no Centro Cultural Brasil-Moçambique, que fica na Baixa, região central da capital, Maputo. Como a Argentina não tem representação diplomática em Moçambique, a embaixada brasileira apoiou a comitiva de Buenos Aires durante a visita ao país.

Edição: Graça Adjuto