Colômbia e Venezuela assinam acordo para ampliar comércio bilateral

08/03/2012 - 10h25


Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil


Brasília – A Colômbia e a Venezuela prometem intensificar o comércio bilateral. Os presidentes colombiano, Juan Manuel Santos, e venezuelano, Hugo Chávez, assinaram acordos ontem (7) promovendo a cooperação comercial e ampliando a integração na região. Também foram firmadas parcerias para incrementar as áreas de infraestrutura, agricultura e navegação.

Santos esteve em Havana ontem, quando conversou com Chávez, que se recupera de uma cirurgia para a retirada de um tumor cancerígeno, e com o presidente cubano, Raúl Castro. “Nós o encontramos [Chávez] muito bem, considerando o que passou, ele está alegre e animado”, disse o colombiano em relação a Chávez.

De acordo com o presidente venezuelano, Hugo Chávez ficará em Cuba até o começo da próxima semana. O venezuelano permanecerá em Havana para dar continuidade ao tratamento pós-operatório. Santos contou que se surpreendeu ao encontrar Chávez caminhando e com disposição. Há fotografias dos dois presidentes conversando em pé – Santos usa camisa social e Chávez está de agasalho esportivo.

Em relação à cooperação comercial, Santos também demonstrou entusiasmo. “No ano passado, [o comércio bilateral] chegou a US$ 2 bilhões e, este ano, o objetivo é superar US$ 3 bilhões. Vamos continuar a trabalhar no plano de complementaridade das economias”, disse.


*Com informações da Presidência da República da Colômbia, da agência pública de notícias da Venezuela, AVN, e da emissora multiestatal de televisão, Telesur // Edição: Juliana Andrade