Fiscais agropecuários querem cargos da Agricultura nas mãos de servidores

05/03/2012 - 14h33

Lourenço Canuto
Repórter da Agência Brasil

 

Brasília - Os fiscais federais agropecuários deram um abraço simbólico no prédio do Ministério da Agricultura, na manhã de hoje (5), pedindo a regulamentação de decreto presidencial assinado em 2010 que prevê a distribuição de cargos comissionados entre servidores de carreira da pasta.

Os fiscais compareceram à manifestação vestidos de preto e levaram um grande bolo com as cores da bandeira brasileira para “comemorar” os dois anos da assinatura do Decreto 7.127/10.

Nas camisetas, dizeres como "Meritocracia Já!". Além de inscrições como "Empresas não podem escolher quem irá fiscalizá-las", sugerindo que isso pode ocorrer quando os cargos são preenchidos por pessoas com influência de partidos políticos.

O presidente do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), Wilson Roberto de Sá, justificou o movimento alegando que "70% das atividades do ministério estão concentradas na área agropecuária”. Ele citou a importância do setor para a balança comercial brasileira, embora lembre que 70% da carne produzida no país é consumida internamente.

Sá recorda que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto há dois anos estabelecendo que os cargos de assessoramento superior (DAS) no ministério fossem ocupados por servidores.

Para este mês, estão programadas manifestações nas superintendências regionais da Defesa Agropecuária. Os servidores criticam as "influências políticas que geram problemas no ministério e que, em período mais recente, culminaram com a demissão do então ministro Wagner Rossi”. Para o sindicalista, isso não aconteceria se o ministério já tivesse regulamentado o decreto,  reivindicação que vem desde 2010.

Segundo cálculo da Anffa, cerca de 200 fiscais agropecuários participaram do ato.

 

Edição: Lílian Beraldo