Autoridades do Peru anunciam prisão de líder do Sendero Luminoso

05/03/2012 - 7h59

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Polícia Nacional do Peru anunciou ontem (4) à noite a prisão de Walter Díaz Veja, conhecido como Camarada Freddy,  apontado como um dos líderes da guerrilha Sendero Luminoso. O grupo guerrilheiro é um dos mais ativos da América do Sul e marca presença no território peruano há quase meio século.  

A prisão de Camarada Freddy ocorre um mês após a captura de Florindo Flores, cujo codinone é Camarada Artêmio, líder do grupo. Camarada Freddy foi preso na região de Huánuco, com armas e equipamentos de rádio.

O grupo Sendero Luminoso é uma organização considerada terrorista pelas autoridades peruanas, criada na década de 1960. A guerrilha foi quase considerada extinta no fim da década de 1990, mas reapareceu na primeira década deste século. É um dos maiores grupos armados da América do Sul, ao lado das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

O porta-voz da base governista no Congresso do Peru, deputado Fredy Otárola, disse que o presidente peruano, Ollanta Humala, não vai desistir de capturar os integratnes do Sendero Luminoso.

"A Polícia Nacional, com o apoio das Forças Armadas, continua a lutar incansavelmente contra a subversão e o tráfico de drogas. A captura [de Camarada Freddy] confirma a decisão do governo de acabar com o terrorismo", disse Otárola, lembrando que as autoridades apuraram que Camarada Freddy atuava na região de Huallaga.

*Com informações da BBC Brasil e da agência pública de notícias do Peru, Andina//Edição: Graça Adjuto