Festival de teatro em SP quer difundir cultura ibero-americana

04/03/2012 - 16h39

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - Difundir as culturas espanhola, portuguesa e latino-americana é um dos objetivos do 5º Festival Ibero-Americano de Teatro, que começa nesta segunda (12), no Memorial da América Latina, em São Paulo. Até domingo (18), 19 peças serão apresentadas – todas gratuitas.

“O festival vem crescendo muito. A importância dele está estreitamente ligada ao intercâmbio que acontece durante o evento”, disse Fernando Calvozo, diretor de Atividades Culturais da Ação Memorial e coordenador-geral do festival.

Calvozo destacou a importância do festival contando a história de uma companhia boliviana, muito bem montada, que, numa das edições do evento, não tinha um diretor. “Ela (companhia boliviana) acabou encontrando uma diretora uruguaia dentro do festival e nasceu uma parceria entre eles."

Para esta edição, Calvozo disse que as peças de teatro ganharam ainda mais liberdade. Esse fator, segundo ele, permite que o festival seja definido como uma “colcha de retalhos”, composto por companhias e grupos variados, apresentações individuais e coletivas e textos clássicos e contemporâneos. “O que tem de novo no festival é que cada vez ele está mais livre na sua forma de acontecer. Não temos uma temática específica ou uma linguagem teatral específica."

Não há peças inéditas no festival. “Todo o material que temos já foi apresentado. Nada é inédito. Apresentamos (no festival) o que já foi testado e que teve garantia de boa recepção de crítica e de público”, destacou o coordenador.

A curadoria está a cargo do crítico de arte Edgar Olímpio e do ator Caco Ciocler. A grande homenageada do festival este ano é a atriz Cleyde Yáconis, que começo a carreira artística em 1950, encenando a peça O Anjo de Pedra, de Tennessee Williams.

Além das peças teatrais, também foram programadas uma oficina sobre cenografia e mesas de debates, que vão discutir temas como a arte de escrever para o teatro, a interpretação e a representação de atores e os desafios do diretor de teatro. Mais informações e a programação do festival podem ser encontradas no site www.memorial.sp.gov.br

 

Edição: Andréa Quintiere