Chávez confirma volta do câncer e começará radioterapia assim que estiver recuperado da cirurgia

04/03/2012 - 18h46

Da Agência Brasil*

Brasília – O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, admitiu pela primeira vez que a operação cirúrgica a que foi submetido na última segunda-feira (27) é consequência do câncer diagnosticado no ano passado. “Foi uma recorrência do câncer diagnosticado inicialmente”, disse por meio de um vídeo gravado ontem (3), em Cuba, e transmitido hoje (4) pela emissora estatal de TV venezuelana.

Durante o anúncio, Chávez explicou que a lesão foi detectada na região pélvica, no mesmo lugar onde foi retirado o tumor no meio do ano passado. A lesão detectada tinha 2 centímetros e foi totalmente extraída. Além disso, informou que os resultados dos exames descartaram metástase.

“A intervenção cirúrgica detectou a ausência de lesões sugestivas de câncer, nem no local e nem nos órgãos próximos. Graças a Deus, ao bom diagnóstico e à intervenção rápida”, comentou. A previsão é que após a recuperação e a cicatrização da cirurgia sejam iniciadas as sessões de radioterapia.

Por esse motivo, o líder venezuelano demonstrou otimismo em relação à recuperação de sua saúde, após a realização da cirurgia. Com isso, reiterou seu compromisso em “seguir a batalha em função dos grandes interesses da pátria”.

Mesmo recém-operado, Chávez afirmou que mantém contato permanente com os ministros do seu gabinete e demonstrou satisfação pelas atividades coordenadas durante a semana em várias regiões do país.

* Com informações da agência pública de notícias da Venezuela, AVN