Parlamento da Grécia aprova cortes nas despesas de saúde

01/03/2012 - 8h22

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Parlamento da Grécia aprovou ontem (29) à noite com folga o projeto de lei que determina cortes nas despesas de saúde. A medida é uma das exigências dos credores internacionais para desbloquear um novo plano de ajuda ao país. Dos 283 parlamentares presentes, 213 apoiaram a proposta.

O debate no Parlamento durou mais de 12 horas. Os deputados dos dois principais partidos - o Pasok (socialista) e a Nova Democracia (conservador) - que integram a coligação governamental e dez parlamentares independentes votaram a favor do texto. Mas os comunistas e os integrantes do partido de extrema-direita (Laos) votaram contra.

O pacote de austeridade imposto pela União Europeia (UE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI) provocou uma onda de protestos na Grécia. Para os gregos, as exigências feitas pelos organismos internacionais levarão a demissões e a cortes de salários.

A UE e o FMI exigiram a aprovação de uma série de medidas como condição prévia para aprovar um plano de financiamento da Grécia - desencadeado no fimde outubro e validado pela zona do euro em 21 de fevereiro.

*Com informações da agência pública de Portugal, Lusa//Edição: Graça Adjuto