Ibama apreende mais de 1,5 mil pássaros silvestres no interior da Bahia

29/02/2012 - 19h07

Da Agência Brasil

Brasília - Na maior apreensão de animais silvestres do ano, agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreenderam 1.558 pássaros em Vitória da Conquista (BA), sendo 1.524 canários-da-terra, três cardeais, 29 pássaros-pretos e dois sofrês. De acordo com o Ibama, as aves estavam no porta-malas de um carro, presas em caixas minúsculas, o que caracteriza maus-tratos.

Os animais foram descobertos durante uma operação de fiscalização da Polícia Militar  Rodoviária da Bahia na segunda-feira (27). Dois homens foram presos em flagrante por tráfico de animais e porte ilegal de arma, já que, no carro, também foi encontrado um revólver calibre 38. Os dois foram multados pelo Ibama em R$ 779 mil.

“Acreditamos, pela rota, que os pássaros seriam levados para os estados do Espírito Santo e do Rio de Janeiro. Eles [os traficantes] estavam dando voltas para fugir dos locais de fiscalização rodoviária mais intensa, como a [Rodovia] Rio-Bahia”, disse Ariosvaldo Antunes, chefe da fiscalização do Ibama em Vitória da Conquista. Antunes acredita que há mais moradores de Vitória da Conquista envolvidos com o tráfico de animais.

Segundo o boletim veterinário, os pássaros estavam desidratados, desnutridos e bastante estressados. Depois dos exames, a maioria dos animais foi solta na própria região.

Edição: Vinicius Doria