Nelson Mandela é internado com dores abdominais

25/02/2012 - 11h03

Daniella Jinkings*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, de 93 anos, foi hospitalizado hoje (25). Segundo as informações oficiais, Mandela tem uma dor abdominal de longa data e médicos consideraram que o caso merecia atenção especializada.

A notícia foi dada por meio de uma nota oficial assinada pelo atual presidente da África do Sul, Jacob Zuma. No entanto, o comunicado não diz onde Mandela está internado.

“Desejamos-lhe uma recuperação rápida e transmitir-lhe o amor e as melhoras de todos os sul-africanos e de pessoas por todo o mundo. Pedimos todo o respeito pela privacidade de Madiba [nome pelo qual é conhecido] e da sua família durante este período”, disse Zuma.

Mandela foi hospitalizado pela última vez no início do ano passado devido a uma infecção respiratória. A última aparição do ex-presidente sul-africano em público aconteceu no final da Copa do Mundo, que ocorreu na África do Sul, em julho de 2010.

A filha mais velha do ex-presidente da África do Sul, Ndileka Mandela, disse não estar preocupada com a hospitalização do pai porque ele estava com boa saúde no início da semana. “Não vejo que isso seja grande [problema]. Eu o vi se recuperar no ano passado. Não vejo porque agora será diferente”, disse.

O porta-voz do Congresso Nacional Africano, partido de Mandela, Keith Khoza, disse que o estado de saúde do ex-líder "não é uma emergência" e não será necessária qualquer intervenção cirúrgica.
Nelson Mandela recebeu o prêmio Nobel da Paz em 1993, um ano antes de ter sido eleito o primeiro presidente negro da África do Sul.

Edição: Fernando Fraga // *Com informações da BBC Brasil e da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.