União Europeia quer aumentar vigilância sobre sistemas financeiros de seus integrantes

21/02/2012 - 12h34

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Depois da aprovação do empréstimo para a Grécia, a União Europeia se reúne hoje (21) para definir a adoção de um documento que determina que todos os 27 integrantes do bloco aumentem a vigilância sobre seus sistemas financeiros. A iniciativa ocorre no momento em que vários países europeus, como a Grécia, Portugal e a Espanha, vivem de forma mais intensa os impactos da crise econômica internacional.  

A proposta se baseia no chamado “reforço” da governança econômica e mais rigor no sistema de vigilância. A ideia é evitar as ameaças à zona do euro já atingida pelos efeitos da crise internacional. Também está em discussão autorizar que a Comissão Europeia, responsável pelos temas econômicos do bloco, tenha permissão para  monitorizar a execução dos orçamentos e, se necessário, solicitar alterações.

Na madrugada de hoje, a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovaram um segundo empréstimo à Grécia, para ajudar o país a evitar o calote dentro de um mês. Porém, a ajuda não resolve os problemas a longo prazo, segundo os analistas.

A Grécia vive dias de tensão sob protestos constantes e críticas da população. O resgate, de 130 bilhões de euros para os próximos dois anos, permitirá ao governo grego pagar 14,5 bilhões de euros em dívidas que vencem em 20 de março.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa//Edição: Graça Adjuto