Carnaval carioca também tem rock dos Beatles

20/02/2012 - 18h18

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Nem só de samba vive o carnaval carioca. Com forte influência do rock, o Bloco Sargento Pimenta e o Clube dos Corações Solitários anima os foliões com repertório que inclui canções dos Beatles misturadas a ritmos nacionais, como o maracatu, o afoxé e, claro, o samba.

Desfilando pelo segundo ano, o bloco tem como enredo a crise europeia e reuniu uma multidão no Aterro do Flamengo, entre a Marina da Glória e o Museu de Arte Moderna (MAM), na zona sul do Rio.

Vestindo camisa vermelha com foto do quarteto inglês, a professora Fátima Silva, de 65 anos, contou que já virou fã do bloco, que se apresentou pela primeira vez no ano passado, em Botafogo, também na zona sul carioca. Ela contou que é apaixonada pela obra dos Beatles desde a década de 1960, e que foi, junto com o marido Jorge Fernando, a Liverpool, cidade natal dos integrantes da banda inglesa, para vê-la cantar.

“Acompanhamos tudo deles. São muitos anos de amor e as obras dos Beatles marcam a nossa história”, contou, acrescentando que sua canção preferida é Let it Be.

Outro fã assumido do grupo que fez questão de cantar os hits ao som do Sargento Pimenta hoje é o sociólogo Carlos Lima, de 44 anos. Mesmo achando que rock não combina muito com samba, ele aprovou o resultado. “Combinar, não combina, mas o arranjo que eles fazem dá um tempero legal e dá para animar”. Lima foi ao Aterro do Flamengo acompanhado do filho João Pedro Lima, de 7 anos. O menino, apesar da pouca idade, garante conhecer boa parte do repertório do quarteto de Liverpool por influência do pai. “Ele ouve muito e eu também. A minha preferia é Love Me Do que eu aprendi a tocar na bateria”.

Já a advogada gaúcha Melissa Costa, de 35 anos, que passa pela primeira vez o carnaval na capital fluminense, aprovou a combinação de ritmos e elogiou a animação do bloco. “Lá no Sul não tem muito carnaval e eu estou encantada, achando tudo muito legal. Gosto de todas as músicas dos Beatles, então não tem como não curtir”.

A bancária Carol Andrade, de 47 anos, já é experiente quando o assunto é carnaval carioca. Pela quinta vez no Rio nesta época do ano, ela também escolheu o Sargento Pimenta para animar a tarde de segunda-feira. "É um bloco com músicas diferentes e por isso está dando certo. Beatles é imortal, é sempre muito bom. Eu estou adorando", disse enquanto dançava ao som do hit Twist and Shout.
 

Edição: Rivadavia Severo